A pizza, decantada em prosa e verso

 



A pizza, decantada em

prosa e verso

                                                                             - Celso Gagliardo -

A expressão popular “tudo acaba em pizza”, embora com o sentido crítico de que o assunto não foi levado a sério, traduz o gosto por preparação culinária que consiste basicamente num disco de massa fermentada de farinha de trigo. Originária de Nápoles, na Itália, essa iguaria é motivo para aproximar pessoas em torno de uma mesa simples, não onerosa.

Muita gente possui o hábito de ir à pizzaria. Outros a compram pre-montada para assar em casa, e os mais habilidosos preparam a massa caseiramente e a cobrem com ingredientes a gosto, levando ao forno.

No passado, cheguei a ir mais vezes, refrescar a cabeça numa boa mesa de pizza após um dia tenso de trabalho, principalmente aquela feita pelo saudoso Rubinho, na avenida Paulista, em Americana.

Produto à base de trigo, é bem calórico. Por isso, alguns sofridamente a evitam policiando o necessário equilíbrio de calorias. A gente sabe os malefícios do sobrepeso e suas consequências, e aqui um pedido de clemência às dedicadas nutricionistas, que podem estar lendo essa despretensiosa crônica.

Ao nos aproximarmos de uma pizzaria sentimos o cheiro característico do forno finalizando, em poucos minutos, aquele disco claro decorado em seu lado A por coloridos complementos. Nas mesas, pessoas animadas aguardam a chegada triunfal do produto, que costuma vir acompanhado pelo líquido da preferência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxinha furou o pneu do trem...

Zé Luiz, o Zelo, vida curta que fez história

Amigos fiéis, pontes e conexões