CVV comemorou 41 anos em Americana. E quer mais Voluntários



Mantido exclusivamente por doações de pessoas de boa vontade, o CVV presta um valioso e silente serviço gratuito à população em geral. Os números de ligações para o 188 são estratosféricos, e a acolhida é ampla, irrestrita, sem julgamentos e com garantia de anonimato, nas 24 horas de qualquer dia. Ouvir é milagroso. E ser voluntário é uma experiência que enriquece e aprofunda nosso sentimento de humanidade.

 

CVV comemorou 41 anos em Americana e quer mais voluntários

A data de 25 de fevereiro marcou o aniversário de fundação de uma tradicional entidade social, o CVV. A sede do CVV Americana surgiu em 1984 por iniciativa de vários cidadãos que foram apoiados inicialmente pelo Grupo das Socorristas Cristãs e pelo CVV de Limeira, que proporcionou o primeiro treinamento.

São 41 anos ininterruptos de atividades, oferecendo gratuitamente apoio emocional e prevenção do suicídio. Pessoas normalmente solitárias, ou que precisam conversar de forma sigilosa procuram o CVV, onde são acolhidas indistintamente, sem julgamentos, com respeito e empatia.

O CVV é uma entidade nacional, independente, e funciona exclusivamente com voluntários que doam seu tempo para oferecer atenção ao próximo. É mantido por doações de pessoas físicas e jurídicas, não recebe verbas governamentais.

A sede em Americana é própria, localizada na rua Carioba 536, Cordenonsi. No momento não há atendimento presencial, apenas telefônico pelo número 188 integrado nacionalmente, de forma gratuita, durante as 24 horas, todos os dias.

O CVV de Americana necessita de novos voluntários. Se você tem mais de 18 anos, e vontade de ajudar, venha ser voluntário do CVV. Para isso é necessário fazer um curso de capacitação e seleção, gratuito, que pode ser feito online, ou presencial. O treinamento não exige formação específica, apenas disposição para ouvir e apoiar emocionalmente aqueles que procuram ajuda.

A vivência de voluntariado adquirida desde a fundação do CVV no Brasil, em 1962, mostra que ser voluntário é uma experiência que enriquece aprofunda e desenvolve o nosso sentimento de humanidade. “Ser solidário faz parte da nossa natureza”. Além de contribuir para o fortalecimento da saúde emocional das pessoas atendidas, o voluntário se torna parte de uma rede solidária que valoriza o respeito às diferenças e a conexão humana. Interessados podem conhecer mais sobre o CVV e se inscrever pelo portal www.cvv.org.br , ou enviar e-mail para americana@cvv.org.br .

O CVV está em diversas cidades do Brasil, atuando 24 horas dia pelo fone 188, chat ou e-mail. Oferece cerca de 3 milhões de apoios anualmente, com 3.500 voluntários.

O Suicídio é um problema de saúde pública. Em 2021, segundo o Ministério da Saúde foram 15.507 mortes, uma média de 42 por dia, mais do que a registrada por HIV e muitos tipos de câncer.

No instante de celebração, os voluntários atuais rememoraram a conquista do CVV em Americana, homenageando a todos aqueles que acreditaram na causa e edificaram. Frutificou.

 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxinha furou o pneu do trem...

Zé Luiz, o Zelo, vida curta que fez história

Amigos fiéis, pontes e conexões