A beleza dos Ipês, e o Setembro Amarelo

 


 

A beleza dos Ipês, e o Setembro Amarelo

                                                                                          - Celso Gagliardo –

Dias bonitos de céu azul, clima gostoso de outono. E setembro chegou, trazendo a beleza das flores, especialmente dos Ipês, com o amarelo pungente a nos acometer agradavelmente.

Sob esse clima, vivemos no CVV o Setembro Amarelo que o prezado leitor deve ter conhecimento. Celebramos a marca significativa de completar 11 anos do Setembro Amarelo, movimento nacional dedicado à valorização da vida e à prevenção do suicídio. Neste ano, o CVV apresenta a campanha do Setembro Amarelo com o tema “Conversar pode mudar vidas”, mantendo uma postura de responsabilidade, cuidado e escuta. O foco é reforçar que o diálogo é uma ferramenta poderosa para acolher quem sofre em silêncio.

A campanha do Setembro Amarelo também reforça o papel da sociedade na prevenção ao suicídio. Desde 2015, a mobilização conta com a participação de instituições públicas, privadas, entidades da sociedade civil e cidadãos que se unem em torno de um propósito comum: contribuir para salvar vidas por meio do cuidado e da escuta.

O ponto alto da campanha ocorre em 10 de setembro, data em que se celebra o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao longo do mês, estão previstas ações em todo o país para disseminar informações, sensibilizar a população e ampliar o acesso a canais de apoio emocional.

O CVV, mantido exclusivamente pela boa vontade e recursos de voluntários, realiza um trabalho expressivo de apoio emocional. São milhões de atendimentos, anualmente.

Em Americana temos o serviço Posto, com sua sede à rua Carioba, 536, Cordenonsi, há 41 anos fazendo parte do CVV.  Americana tem a grandeza de manter o trabalho, com dificuldades, mas sem interrupções. E também se une ao conjunto da sociedade para evidenciar o mês como um grito de que a saúde emocional precisa de atenção e cuidados permanentes.

A proposta do CVV assegura que falar abertamente sobre sentimentos alivia, e até pode ser um ponto de virada na vida de alguém. O CVV acolhe indistintamente, com empatia e sem julgamentos, e atua gratuitamente em todo o país, oferecendo apoio emocional por meio do número 188, disponível 24 horas por dia, além do atendimento pelo site www.cvv.org.br. Todos os atendimentos são feitos por voluntários treinados, com absoluto sigilo e respeito à individualidade.

Para saber mais sobre o Setembro Amarelo e conferir as ações da campanha, acesse: o site: www.setembroamarelo.org.br ou as redes sociais: @setembroamarelo.

O CVV tem oportunidade para mais voluntários se engajarem nessa missão valorosa, para todos. Se você se interessar em conhecer o trabalho, e mesmo dele participar como voluntário em plantões, se inscreva para o programa de treinamento e seleção de voluntários, pelo site www.cvv.org.br .

No abraço da escuta, a vida encontra novo fôlego.

 

( 05 set 2025 )                        celsogagliardo.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxinha furou o pneu do trem...

Zé Luiz, o Zelo, vida curta que fez história

Amigos fiéis, pontes e conexões